Inovação: Instituto Hemerson Casado e Instituto BRIDGE realizam depósito de exoesqueleto robótico, o primeiro do estado de Alagoas.


17 Nov

Pesquisadores do Instituto Hemerson Casado realizaram depósito de pedido de patente desenvolvida em parceria com os pesquisadores do Instituto BRIDGE. Os pesquisadores: Cleberson Dos Santos Machado, Bruno Martinelle Souza Costa, Hemerson Casado Gama e Dheiver Francisco Santos fazem parte do projeto. A documentação e todo processo de propriedade intelectual estão a cargo do professor Me. Elton Henrique (Mestre em Propriedade Intelectual).

A patente requerida versa sobre a invenção de um sistema para mobilidade de pessoas acometidas com paraplegia de membros inferiores ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Os desenvolvedores comentam que é o primeiro passo para auxiliar pessoas acometidas com a ELA.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Dr. Dheiver Francisco Santos, Cientista Chefe do Instituto BRIDGE, “o objetivo da invenção foi desenvolver um conjunto de técnicas e sistemas robotizados que permitisse ao deficiente realizar movimentos de marcha preciso com auxílio de software baseado em inteligência artificial”. O pesquisador ainda destaca que o levantamento de anterioridade, na prospecção tecnológica, mostrou que temos um produto único no mercado global.

A proteção agora entrará em fase de transferência de conhecimento e tecnologia para a indústria, na qual o Instituto Hemerson Casado Gamas sede a licença para a manufatura da inovação e outra possibilidade é a criação de uma Healtech voltada para paraplégicos e tetraplégicos. O idealizador da proposta Dr. Hemerson Casado declara que é inspirador fazer Ciência, Tecnologia, Inovação e Transferência Tecnológica (TT) no estado de Alagoas e convoca o auxílio das autoridades públicas para que esse projeto possa ser implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Hemerson Casado Gama foi fundado em 2014 pelo médico cirurgião cardiovascular Hemerson Casado, após o mesmo ser diagnosticado com ELA, em 2012. A organização sem fins lucrativos, sediada em Maceió, Alagoas, visa servir a população brasileira ao transmitir informações sobre doenças raras e seus tratamentos, bem como, lutar pelos direitos desses pacientes oferecendo orientação sobre os benefícios previstos em lei (Fonte: https://hemersoncasado.org/).

Acelere o seu projeto de inovação com quem entende de inovação!
Entre em contato conosco para receber mais informações.
E-mail: contato@ictbridge.org
Whatsapp: (82) 9 9810-5536.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.