Meio ambiente e Recursos Hídricos


Com uma preocupação ainda maior sobre a preservação ambiental e dos cenários de mudanças climática e de seus potenciais impactos negativos sobre o meio ambiente, a sociedade moderna tem exigido dos poderes públicos e da iniciativa privada ações que venham a mitigar os efeitos nestes sistemas naturais.

e forma a contribuir com os indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, nossos pesquisadores têm trabalhado com ferramentas e conceitos atualizados que alinham o conhecimento cientifico, a inovação e a tecnologia. 

Desta forma, buscamos garantir a otimização dos recursos naturais e assegurar o crescimento regional por meio do desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Nossas áreas de atuação:

Estudos de Impacto Ambiental Planos de saneamento para os municípios (água, esgoto e drenagem);Plano de resíduo sólido municipal;Monitoramento hidrometeorológico (chuva, vazão, clima e sedimentos);Modelagem hidrológica (enchentes, PCH, alagamento e áreas de riscos);Treinamentos técnicos em gestão do risco;Plano diretor de bacias hidrográficas;Estudos de impactos das mudanças climáticas aplicados ao agronegócio, geração de energia e ao sistema logístico.

Cidades inteligentes


No Brasil e o mundo ao longo dos últimos anos pesquisadores e gestores públicos vem trabalhando com novos conceitos de cidades, as chamadas Smart Cities.  

As Smart Cities, também chamadas como “Cidades Inteligentes” são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis entre outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores. 

E diante dos desafios de construir uma nova realidade nas cidades, com atuação nas seguintes áreas:

Nossas áreas de atuação:Estudos para atualização da Planta Genérica de Valores – PGV;Consultorias em projetos de leis urbanas (Lei do Perímetro Urbano, do Sistema Viário,  Zoneamento, Código de postura do Município);Estudo e  ICMS Ecológico;Elaboração e atualização de planos diretores sustentáveis e participativo;Projetos de mobilidade e de expansão das áreas urbanas;Avaliação, planejamento e reparo de patologias nas estruturas e reforços estruturais;Elaboração e atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário – CTM.

Tecnologia da Informação (TI)


Com o avanço tecnológico mundial e da constante integração de objetos do nosso cotidiano com a internet “internet das coisas - IoT” vem requerendo dos diversos setores da sociedade uma maior qualificação profissional e a disponibilização de serviços ágeis, autônomos e eficientes. 

 As Cidades Inteligentes e o Agrobusines esperam com muita expectativa a chegada do 5G no Brasil. Onde vários setores da sociedade oportunizarão ambientes para que os processos de inovação sejam impulsionados nos processos de  coleta de dados, processamento, transferência de informações e automação  que irão auxiliar na redução de custos e na melhoria da eficiência da gestão pública e privada. 

Nossas áreas de atuação:Desenvolvimento de aplicativos nas plataformas IOS/Android;Cursos e treinamentos em processos e produtos;;Sistema de Mineração de dados (coleta e processamento de dados);Implantação de Banco de Dados (BD);Aplicações em Web em gestão de negócios e de inovação;Automação da gestão no âmbito municipal e estadual, do setor público ao privado;

Energia Limpa e Renovável


As fontes de energia alternativas, energia solar (sol), energia eólica (vento), energia maremotriz (maré), energia ondomotriz (ondas do mar), energia hídrica (água), energia geotérmica (calor interno da terra), energia nuclear (núcleos atômicos) e biocombustíveis (etanol e biodiesel) continuam em plena expansão pelo mundo.

E o dimensionamento constante de tais fontes, continuam sendo fundamental para o planejamento estratégico do setor público e privado, principalmente, ao que concerne aos possíveis impactos das mudanças climáticas.

Os investimentos oriundos das cadeias produtivas nestas fontes de energia alternativas, têm movimentado o mercado de energia tanto para atender as exigências internacionais, bem como, o consumidor final.  

 Nossas áreas de atuação:Diagnóstico de eficiência energética em instalações urbanas, industriais e rurais;Estudos regionalizados de potencial eólico e solar;Avaliação técnica  de plantas geradoras de energia fotovoltaica com aplicação na industrial, urbana ou rural;Avaliação de cenários de mudanças climáticas nas fontes de energias renováveis.