SCRUM — você precisa começar hoje



Image for post

Você já ouviu falar de Scrum? Scrum é um framework utilizado para gestão dinâmica de projetos, sendo muitas vezes aplicado para o desenvolvimento ágil de um software. É um processo iterativo e incremental, que possui 3 pilares centrais:

TRANSPARÊNCIA dos processos, dos requisitos de entrega e status. Todos os aspectos significativos do processo na totalidade devem estar visíveis e alinhados com todos os responsáveis pelos resultados.

INSPEÇÃO constante de tudo o que está sendo feito.

ADAPTAÇÃO tanto do processo, quanto do produto, que podem sofrer mudanças que necessitam de adaptação. Também é importante adaptar o SCRUM para a realidade e cultura da empresa.

São PRÁTICAS FUNDAMENTAIS do SCRUM:

PAPÉIS

Image for post

SCRUM MASTER: responsável por ajudar todo o time a entender e manter vivos os princípios e práticas do SCRUM no dia-a-dia. É como um coach, um facilitador para o trabalho, remove impedimentos, refina itens da próxima Sprint junto ao Product Owner.

PRODUCT OWNER: responsável pelos poderes de liderança sobre o produto. Decide quais recursos serão construídos, qual a ordem de prioridade de produção no PRODUCT BACKLOG.

TEAM: equipe desenvolvedora do projeto. É o team que define como as coisas serão feitas e quais e quantas tarefas são possíveis de entregar. O team se auto organiza para atingir as metas estabelecidas pelo Product Owner.

ARTEFATOS

Image for post

PRODUCT BACKLOG: o Product Owner descreve o que precisa e onde deve chegar através de histórias, que consideram 7 dimensões do produto: ATORES, INTERFACES, AÇÕES, DADOS, REGRAS DE NEGÓCIO, AMBIENTE e QUALIDADE. Essa visão é desmembrada em todas as funcionalidades que serão necessárias e irão compor o Product Backlog.

SPRINTS: As funcionalidades são organizadas por ordem de prioridade e o projeto é planejado em Sprints que são períodos onde os itens selecionados no Product Backlog serão construídos e entregues. As Sprints são planejadas respeitando o time-boxed: precisam ter a mesma duração fixa que varia entre 1 e 4 semanas, sendo mais utilizado o padrão de 2 semanas.

SPRINT BACKLOG: antes de cada Sprint começar é feita uma reunião de planejamento (Sprint Planing), onde é criado o Sprint Backlog, que considera as capacidades e velocidade de entrega do team para definir quantas histórias poderão ser construídas e entregues dentro de uma Sprint.

INCREMENTO / ENTREGA: ao término de uma Sprint, deve ser entregue um Incremento do produto (no caso de desenvolvimento, por exemplo, é importante que seja entregue uma parte do software funcionando, ainda que não esteja finalizada). Após a entrega do incremento, é realizada uma Sprint Review, momento em que o Product Owner verifica ser serão inseridas mudanças ou alterações no produto. Essas mudanças são inseridas no backlog, também por prioridades.

CERIMÔNIAS

Image for post

SPRINT PLANING: reunião realizada antes do início de uma Sprint, onde é construído o Sprint Backlog.

DAILY SCRUM: reunião diária que dura em média 15 minutos, em que cada membro do team deve levar em conta 3 perguntas básicas a serem respondidas:

1 — O que eu fiz ontem?

2 — O que eu farei hoje?

3 — Existe algum impedimento para o andamento do que tenho que fazer?

Nesse momento, a Transparência é extremamente importante para que fique muito claro quais são os problemas e dificuldades para que soluções possam ser encontradas.

SPRINT REVIEW: reunião que acontece após o término de cada Sprint para validar e adaptar o produto que está sendo construído. É nesse momento em que o Product Owner sugere mudanças e alterações que serão inseridas no product backlog por ordem de prioridade.

RETROSPECTIVA: reunião final, em que todos podem e devem expor seu feedback do processo, verificando necessidades de adaptação a partir do que aconteceu de positivo e de negativo.

FERRAMENTAS UTILIZADAS

Existem algumas ferramentas que são utilizadas no Scrum para facilitar e organizar melhor os processos no dia-a-dia do team. Conheça duas delas:

BURNDOWN CHART

Image for post

Gráfico que relaciona os itens a serem realizados com o tempo de entrega. Existe uma linha mestra que é o padrão desejado e sobre ela é possível acompanhar o andamento do processo através do fornecimento de informações sobre os itens que foram entregues pelo time e o tempo que foi levado para isso.

KANBAN BOARD

Image for post

Quadro onde é possível visualizar o fluxo de trabalho que está sendo feito. Pode ser realizado através de um ‘software’ (por exemplo, o Trello) ou mesmo um quadro de parede com post-its que representam as histórias e funcionalidades do product back log. São listados os itens que precisam ser executados, que estão sendo executados e que estão prontos. Também são listados os impedimentos e outras informações.

Concluindo…

O Scrum é apenas um dos frameworks baseados em metodologias ágeis, existem muitos outros e suas aplicações são ilimitadas.

Ao utilizar o Scrum, podemos otimizar nossos processos ganhando cada vez mais agilidade para nos adaptarmos à mudanças e para construirmos prazos mais justos que considerem não só as necessidades do cliente, mas principalmente a qualidade e viabilidade do desenvolvimento do produto final.


Acelere o seu projeto de inovação com quem entende de inovação! 

Entre em contato conosco para receber mais informações.

Nossos canais:

E-mail contato@ictbridge.org

whatsapp (82) 998105536.